No mundo do design, há uma linguagem universal que transcende fronteiras e culturas: a linguagem das cores. A psicologia da cor é uma ferramenta poderosa na criação de marcas, no marketing e no design em geral.
As cores têm uma influência mágica. Desde os tons vibrantes que nos fazem sentir vivos até às nuances suaves que acalmam a alma, cada cor tem o seu próprio superpoder emocional. No mundo do design, compreender essa psicologia das cores pode ser a chave para criar uma conexão poderosa entre uma marca e o seu público-alvo.
Portanto, as cores transmitem um tom e um equilíbrio emocional que afetam a forma como os seus consumidores percecionam a marca.
A cor influencia 85% das decisões de compra dos consumidores.
As cores aumentam o conhecimento e reconhecimento da marca em 80%.
A cor pode influenciar a perceção da qualidade de um produto.
Significado
das cores:
- Vermelho: Urgência, desejo, poder, paixão, energia e excitação.
- Laranja: Coragem, confiança, inovação, calor.
- Verde: Saúde, esperança, frescura, natureza, crescimento, prosperidade.
- Azul: Confiança, lealdade, fiabilidade, lógica, serenidade, segurança.
- Amarelo: Otimismo, felicidade, criatividade, intelecto, extroversão.
- Castanho: Seriedade, apoio, autenticidade.
- Roxo: Sabedoria, luxo, riqueza, imaginação.
- Preto: Sofisticação, segurança, poder, elegância, autoridade.
- Branco: Limpeza, clareza, pureza, simplicidade, frescura.
A perceção da cor varia consoante o consumidor. Género, idade, localização geográfica e até preferências culturais são fatores que alteram o modo como as cores impingem diferentes sensações emoções.
No entanto, a magia das cores não se limita à sua escolha; a maneira como são combinadas é igualmente crucial. Ao aplicar uma paleta de cores coesa e estrategicamente planeada, é possível criar identidades visuais que transcendem a estética, atingindo o cerne das emoções do público-alvo.
Na Foco Criativo, mergulhamos no universo das cores, utilizando-as como elementos estratégicos para dar vida aos valores e objetivos das marcas que representamos.
O importante
é testar!
Existem cores certas para o website ou blog? Para vender mais?
Claro que sim. O impacto das cores tem efeitos que necessitam de ser alinhados à identidade visual de cada marca e posteriormente testados. Por exemplo, definir qual a melhor cor para o botão de conversão (CTA) pode aumentar as vendas.
Cada caso é um caso, portanto a estratégia de marketing para cada marca é única e devem ser analisados diversos fatores para aumentar a notoriedade, vendas, ou o alcance de uma campanha.
A Foco Criativo dispõe de uma equipa multidisciplinar que ajudará a sua marca a atingir o público-alvo consoante os objetivos delineados.